14 A 17 ANOS

INSCRIÇÕES 1º SEMESTRE 2025

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL

22A - ARDUÍNO BÁSICO ADOLESCENTE

SEGUNDA-FEIRA • DAS 18h ÀS 20h

Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.

PROFESSOR: ARTUR

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

22B - ARDUÍNO BÁSICO  ADOLESCENTE

TERÇA-FEIRA • DAS 15h30 ÀS 17h30

Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.

PROFESSOR: ARTUR

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

22C - ARDUÍNO BÁSICO ADOLESCENTE

TERÇA-FEIRA • DAS 18h ÀS 20h

Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.

PROFESSOR: ARTUR

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

23A - ARDUÍNO AVANÇADO ADOLESCENTE (14 A 17 ANOS)

SEXTA-FEIRA  • DAS 18H ÀS 20h

Programação em linha de comando. Interface de desenvolvimento do usuário (IDE). Comandos de controle e repetição. Sensor de temperatura. Sensor de inclinação. Sensor de presença. Sensor ultrassônico. Servo motores.

Objetivos:

- Compreender e aplicar a lógica de programação da plataforma Arduino;

- Desenvolver e testar programas com componentes eletrônicos diversos (sensores e atuadores);

- Prever e alterar o funcionamento de montagens eletrônicas.

Conteúdo programático:

- Tinkercad

- Arduino UNO

- Sensor de temperatura

- Sensor de inclinação

- Sensor de presença

- Sensor ultrassônico

- Display LCD

- Servo Motor

- Programação em linha de comando

Pré-requisitos e condições tecnológicas:

- Fluência em navegação na internet. Uso básico de editor de texto e apresentação de slides. Uso do e-mail;

- Ter participado e alcançado aprovação no curso Arduino Básico (obrigatório).

PROFESSOR: ARTUR

LOCAL: Rua Tapajós, 300 - Barcelona

58A - INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)

QUINTA-FEIRA • DAS 13h ÀS 15h

O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.

Conteúdo Programático:

1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.

2. Code.org - Hora do Código.

3. Workshop de Scratch - Criação de animações.

4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.

5. Utilização de variáveis de memória.

6. Entrada e saída via console.

7. Desvios condicionais.

8. Laços de repetição 

9. Objeto Array.

10. Elemento Canvas – HTML5.

11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.

12. Animação de Sprites.

13. Manipulação de Eventos.

14. Detecção de Colisões.

15. Sons e Música de Fundo.

16. Etapas na Programação de um Jogo.

17. Exemplo de Jogo.

PROFESSOR: MARCOS

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

58B - INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)

QUINTA-FEIRA • DAS 18h40 ÀS 20h40

O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.

Conteúdo Programático:

1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.

2. Code.org - Hora do Código.

3. Workshop de Scratch - Criação de animações.

4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.

5. Utilização de variáveis de memória.

6. Entrada e saída via console.

7. Desvios condicionais.

8. Laços de repetição 

9. Objeto Array.

10. Elemento Canvas – HTML5.

11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.

12. Animação de Sprites.

13. Manipulação de Eventos.

14. Detecção de Colisões.

15. Sons e Música de Fundo.

16. Etapas na Programação de um Jogo.

17. Exemplo de Jogo.

PROFESSOR: MARCOS

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

59A - CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)

QUINTA-FEIRA • DAS 15h20 ÀS 17h20

Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.

Conteúdo Programático:


PROFESSOR: MARCOS

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

59B - CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)

SEXTA-FEIRA • DAS 10h ÀS 12h

Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.

Conteúdo Programático:


PROFESSOR: MARCOS

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona