14 A 17 ANOS
INSCRIÇÕES 1º SEMESTRE 2025
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
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CURSOS QUE FORAM OFERECIDOS NO 1º SEMESTRE
GOOGLE DRIVE, PLANILHAS E DOCUMENTOS
Imagine um mundo onde seus documentos, planilhas e apresentações estão sempre à mão, em qualquer lugar e dispositivo. Neste curso, você embarcará em uma jornada pelo universo do Google Workspace, aprendendo a dominar as ferramentas que transformarão sua forma de trabalhar. Você explorará o Google Drive para organizar seus arquivos, o Google Docs para criar textos impecáveis e o Google Planilha para analisar dados de forma eficiente. Prepare-se para turbinar sua produtividade e colaboração, e descubra como essas ferramentas podem impulsionar seus projetos!
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
INÍCIO DAS AULAS: 07/03/2025
ARDUÍNO BÁSICO ADOLESCENTE
Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.
PROFESSOR: ARTUR
ARDUÍNO AVANÇADO ADOLESCENTE
Programação em linha de comando. Interface de desenvolvimento do usuário (IDE). Comandos de controle e repetição. Sensor de temperatura. Sensor de inclinação. Sensor de presença. Sensor ultrassônico. Servo motores.
Objetivos:
- Compreender e aplicar a lógica de programação da plataforma Arduino;
- Desenvolver e testar programas com componentes eletrônicos diversos (sensores e atuadores);
- Prever e alterar o funcionamento de montagens eletrônicas.
Conteúdo programático:
- Tinkercad
- Arduino UNO
- Sensor de temperatura
- Sensor de inclinação
- Sensor de presença
- Sensor ultrassônico
- Display LCD
- Servo Motor
- Programação em linha de comando
Pré-requisitos e condições tecnológicas:
- Fluência em navegação na internet. Uso básico de editor de texto e apresentação de slides. Uso do e-mail;
- Ter participado e alcançado aprovação no curso Arduino Básico (obrigatório).
PROFESSOR: ARTUR
INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.
Conteúdo Programático:
1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.
2. Code.org - Hora do Código.
3. Workshop de Scratch - Criação de animações.
4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.
5. Utilização de variáveis de memória.
6. Entrada e saída via console.
7. Desvios condicionais.
8. Laços de repetição
9. Objeto Array.
10. Elemento Canvas – HTML5.
11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.
12. Animação de Sprites.
13. Manipulação de Eventos.
14. Detecção de Colisões.
15. Sons e Música de Fundo.
16. Etapas na Programação de um Jogo.
17. Exemplo de Jogo.
PROFESSOR: MARCOS
CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.
Conteúdo Programático:
Conceitos básicos de computação.
Conceitos de Sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Apanhado geral sobre as linguagens de programação de aplicativos móveis, tanto para aplicações nativas como híbridas.
Conceitos básicos de programação.
Introdução às estruturas básicas de programação.
Introdução ao Framework React Native.
Ambiente de desenvolvimento.
Introdução ao básico da Linguagem ECMAScript.
Componentes padrão para interface gráfica com o usuário.
Controle de propriedades.
Interação com o usuário através de componentes e ações.
Renderização condicional.
Conceitos de Flexbox.
Navegação com abas e telas.
Conceitos de Hooks e Context API.
Uso de rotas e parâmetros.
Desenvolvimento multicamadas.
Integração com Backend. Consumo de APIs REST.
Utilização de Bancos de Dados relacionais e NoSQL.
PROFESSOR: MARCOS