14 A 17 ANOS
INSCRIÇÕES 2º SEMESTRE 2024
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
22A - ARDUÍNO BÁSICO ADOLESCENTE
SEGUNDA-FEIRA • DAS 18h ÀS 20h
Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
22B - ARDUÍNO BÁSICO ADOLESCENTE
TERÇA-FEIRA • DAS 15h30 ÀS 17h30
Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
22C - ARDUÍNO BÁSICO ADOLESCENTE
TERÇA-FEIRA • DAS 18h ÀS 20h
Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.
PROFESSOR: RAFAEL
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
23A - ARDUÍNO AVANÇADO ADOLESCENTE (14 A 17 ANOS)
SEXTA-FEIRA • DAS 18H ÀS 20h
Programação em linha de comando. Interface de desenvolvimento do usuário (IDE). Comandos de controle e repetição. Sensor de temperatura. Sensor de inclinação. Sensor de presença. Sensor ultrassônico. Servo motores.
Objetivos:
- Compreender e aplicar a lógica de programação da plataforma Arduino;
- Desenvolver e testar programas com componentes eletrônicos diversos (sensores e atuadores);
- Prever e alterar o funcionamento de montagens eletrônicas.
Conteúdo programático:
- Tinkercad
- Arduino UNO
- Sensor de temperatura
- Sensor de inclinação
- Sensor de presença
- Sensor ultrassônico
- Display LCD
- Servo Motor
- Programação em linha de comando
Pré-requisitos e condições tecnológicas:
- Fluência em navegação na internet. Uso básico de editor de texto e apresentação de slides. Uso do e-mail;
- Ter participado e alcançado aprovação no curso Arduino Básico (obrigatório).
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: Rua Tapajós, 300 - Barcelona
58A - INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
QUINTA-FEIRA • DAS 13h ÀS 15h
O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.
Conteúdo Programático:
1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.
2. Code.org - Hora do Código.
3. Workshop de Scratch - Criação de animações.
4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.
5. Utilização de variáveis de memória.
6. Entrada e saída via console.
7. Desvios condicionais.
8. Laços de repetição
9. Objeto Array.
10. Elemento Canvas – HTML5.
11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.
12. Animação de Sprites.
13. Manipulação de Eventos.
14. Detecção de Colisões.
15. Sons e Música de Fundo.
16. Etapas na Programação de um Jogo.
17. Exemplo de Jogo.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
58B - INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
QUINTA-FEIRA • DAS 18h40 ÀS 20h40
O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.
Conteúdo Programático:
1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.
2. Code.org - Hora do Código.
3. Workshop de Scratch - Criação de animações.
4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.
5. Utilização de variáveis de memória.
6. Entrada e saída via console.
7. Desvios condicionais.
8. Laços de repetição
9. Objeto Array.
10. Elemento Canvas – HTML5.
11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.
12. Animação de Sprites.
13. Manipulação de Eventos.
14. Detecção de Colisões.
15. Sons e Música de Fundo.
16. Etapas na Programação de um Jogo.
17. Exemplo de Jogo.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
59A - CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
QUINTA-FEIRA • DAS 15h20 ÀS 17h20
Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.
Conteúdo Programático:
Conceitos básicos de computação.
Conceitos de Sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Apanhado geral sobre as linguagens de programação de aplicativos móveis, tanto para aplicações nativas como híbridas.
Conceitos básicos de programação.
Introdução às estruturas básicas de programação.
Introdução ao Framework React Native.
Ambiente de desenvolvimento.
Introdução ao básico da Linguagem ECMAScript.
Componentes padrão para interface gráfica com o usuário.
Controle de propriedades.
Interação com o usuário através de componentes e ações.
Renderização condicional.
Conceitos de Flexbox.
Navegação com abas e telas.
Conceitos de Hooks e Context API.
Uso de rotas e parâmetros.
Desenvolvimento multicamadas.
Integração com Backend. Consumo de APIs REST.
Utilização de Bancos de Dados relacionais e NoSQL.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
59B - CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
SEXTA-FEIRA • DAS 10h ÀS 12h
Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.
Conteúdo Programático:
Conceitos básicos de computação.
Conceitos de Sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Apanhado geral sobre as linguagens de programação de aplicativos móveis, tanto para aplicações nativas como híbridas.
Conceitos básicos de programação.
Introdução às estruturas básicas de programação.
Introdução ao Framework React Native.
Ambiente de desenvolvimento.
Introdução ao básico da Linguagem ECMAScript.
Componentes padrão para interface gráfica com o usuário.
Controle de propriedades.
Interação com o usuário através de componentes e ações.
Renderização condicional.
Conceitos de Flexbox.
Navegação com abas e telas.
Conceitos de Hooks e Context API.
Uso de rotas e parâmetros.
Desenvolvimento multicamadas.
Integração com Backend. Consumo de APIs REST.
Utilização de Bancos de Dados relacionais e NoSQL.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona