MAIORES DE 17 ANOS

INSCRIÇÕES 2º SEMESTRE 2024

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL

30A - ARDUÍNO BÁSICO ADULTO

SEGUNDA-FEIRA  • DAS 20H10 ÀS 22h10

Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.

PROFESSOR: ARTUR

LOCAL: Rua Tapajós, 300 - Barcelona

32A - ARDUÍNO AVANÇADO ADULTO

TERÇA-FEIRA  • DAS 20H10 ÀS 22h10

Programação em linha de comando. Interface de desenvolvimento do usuário (IDE). Comandos de controle e repetição. Sensor de temperatura. Sensor de inclinação. Sensor de presença. Sensor ultrassônico. Servo motores.

Objetivos:

- Compreender e aplicar a lógica de programação da plataforma Arduino;

- Desenvolver e testar programas com componentes eletrônicos diversos (sensores e atuadores);

- Prever e alterar o funcionamento de montagens eletrônicas.

Conteúdo programático:

- Tinkercad

- Arduino UNO

- Sensor de temperatura

- Sensor de inclinação

- Sensor de presença

- Sensor ultrassônico

- Display LCD

- Servo Motor

- Programação em linha de comando

Pré-requisitos e condições tecnológicas:

- Fluência em navegação na internet. Uso básico de editor de texto e apresentação de slides. Uso do e-mail;

- Ter participado e alcançado aprovação no curso Arduino Básico (obrigatório).

PROFESSOR: ARTUR

LOCAL: Rua Tapajós, 300 - Barcelona

31A - ACADEMIA CISCO

SEXTA-FEIRA • DAS 20h10 ÀS 22h10

Apresentação de todos os cursos que compõem o módulo 1 e módulo 2.

Introdução ao Cybersecurity - Explora tendências digitais, ameaças digitais e como se manter seguro no espaço digital, além de como proteger dados pessoais e corporativos. Saiba como proteger seus dados pessoais e sua privacidade online e nas redes sociais, e por que cada vez mais os empregos em TI exigem atenção e entendimento sobre a segurança digital.

Packet Tracer - Este conteúdo foi desenvolvido para que novos usuários do Packet Tracer (ferramenta de simulação de ambientes de redes de computadores) possam estudar por conta própria e conhecer a ferramenta usada em muitos cursos da Networking Academy. Os recursos do Packet Tracer estão disponíveis para desktop e dispositivos móveis (Android e iOS). O   Cisco Packet Tracer é uma ferramenta eficaz e envolvente de aprendizagem de redes de computadores.

ITE - O IT Essentials abrange as habilidades fundamentais sobre computadores e carreiras para trabalhos que não exigem experiência na área de TI. Os alunos aplicam as habilidades adquiridas e os procedimentos aprendidos para instalar, configurar e solucionar problemas em computadores, dispositivos móveis e software.

Networking Essentials - O Networking Essentials aborda as redes com as quais os alunos poderão se deparar em suas atividades diárias, inclusive redes para escritórios residenciais e de pequeno porte (SOHO). Este curso ensina as qualificações profissionais necessárias para obter uma colocação de nível básico como instalador de redes para escritórios residenciais e de pequeno porte. Ele também ajuda o aluno a desenvolver algumas das habilidades necessárias para tornar-se técnico de rede, instalador de cabos e técnico de help desk. 

Cybersecurity - O curso aborda o conhecimento básico e as qualificações profissionais essenciais para todas as áreas da segurança cibernética, como segurança da informação, sistemas de segurança, segurança de rede, ética e legislação e técnicas de defesa e mitigação utilizadas na proteção de empresas

O curso tem duração de 70 h podendo chegar a 195 h com as certificações adicionais. O Curso Cisco é anual. Ele é oferecido de modo híbrido conjugando atividades gravadas, pelo Google Meet e presenciais. Predominam as atividades remotas. Os encontros pelo Meet ou Presenciais são apresentados pelo docente no cronograma do curso.

PROFESSOR: ARTUR

LOCAL: Rua Tapajós, 300 - Barcelona

58A - INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)

QUINTA-FEIRA • DAS 13h ÀS 15h

O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.

Conteúdo Programático:

1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.

2. Code.org - Hora do Código.

3. Workshop de Scratch - Criação de animações.

4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.

5. Utilização de variáveis de memória.

6. Entrada e saída via console.

7. Desvios condicionais.

8. Laços de repetição 

9. Objeto Array.

10. Elemento Canvas – HTML5.

11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.

12. Animação de Sprites.

13. Manipulação de Eventos.

14. Detecção de Colisões.

15. Sons e Música de Fundo.

16. Etapas na Programação de um Jogo.

17. Exemplo de Jogo.

PROFESSOR: MARCOS

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

58B - INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)

QUINTA-FEIRA • DAS 18h40 ÀS 20h40

O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.

Conteúdo Programático:

1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.

2. Code.org - Hora do Código.

3. Workshop de Scratch - Criação de animações.

4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.

5. Utilização de variáveis de memória.

6. Entrada e saída via console.

7. Desvios condicionais.

8. Laços de repetição 

9. Objeto Array.

10. Elemento Canvas – HTML5.

11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.

12. Animação de Sprites.

13. Manipulação de Eventos.

14. Detecção de Colisões.

15. Sons e Música de Fundo.

16. Etapas na Programação de um Jogo.

17. Exemplo de Jogo.

PROFESSOR: MARCOS

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

59A - CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)

QUINTA-FEIRA • DAS 15h20 ÀS 17h20

Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.

Conteúdo Programático:


PROFESSOR: MARCOS

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona

59B - CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)

SEXTA-FEIRA • DAS 10h ÀS 12h

Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.

Conteúdo Programático:


PROFESSOR: MARCOS

LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona