CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
QUINTA-FEIRA • DAS 20h15 ÀS 22h15
Programação em linha de comando. Interface de desenvolvimento do usuário (IDE). Comandos de controle e repetição. Sensor de temperatura. Sensor de inclinação. Sensor de presença. Sensor ultrassônico. Servo motores.
Objetivos:
- Compreender e aplicar a lógica de programação da plataforma Arduino;
- Desenvolver e testar programas com componentes eletrônicos diversos (sensores e atuadores);
- Prever e alterar o funcionamento de montagens eletrônicas.
Conteúdo programático:
- Tinkercad
- Arduino UNO
- Sensor de temperatura
- Sensor de inclinação
- Sensor de presença
- Sensor ultrassônico
- Display LCD
- Servo Motor
- Programação em linha de comando
Pré-requisitos e condições tecnológicas:
- Fluência em navegação na internet. Uso básico de editor de texto e apresentação de slides. Uso do e-mail;
- Ter participado e alcançado aprovação no curso Arduino Básico (obrigatório).
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
SEGUNDA-FEIRA • DAS 20h15 ÀS 22h15
Apresentação de todos os cursos que compõem o módulo 1 e módulo 2.
Introdução ao Cybersecurity - Explora tendências digitais, ameaças digitais e como se manter seguro no espaço digital, além de como proteger dados pessoais e corporativos. Saiba como proteger seus dados pessoais e sua privacidade online e nas redes sociais, e por que cada vez mais os empregos em TI exigem atenção e entendimento sobre a segurança digital.
Packet Tracer - Este conteúdo foi desenvolvido para que novos usuários do Packet Tracer (ferramenta de simulação de ambientes de redes de computadores) possam estudar por conta própria e conhecer a ferramenta usada em muitos cursos da Networking Academy. Os recursos do Packet Tracer estão disponíveis para desktop e dispositivos móveis (Android e iOS). O Cisco Packet Tracer é uma ferramenta eficaz e envolvente de aprendizagem de redes de computadores.
ITE - O IT Essentials abrange as habilidades fundamentais sobre computadores e carreiras para trabalhos que não exigem experiência na área de TI. Os alunos aplicam as habilidades adquiridas e os procedimentos aprendidos para instalar, configurar e solucionar problemas em computadores, dispositivos móveis e software.
Networking Essentials - O Networking Essentials aborda as redes com as quais os alunos poderão se deparar em suas atividades diárias, inclusive redes para escritórios residenciais e de pequeno porte (SOHO). Este curso ensina as qualificações profissionais necessárias para obter uma colocação de nível básico como instalador de redes para escritórios residenciais e de pequeno porte. Ele também ajuda o aluno a desenvolver algumas das habilidades necessárias para tornar-se técnico de rede, instalador de cabos e técnico de help desk.
Cybersecurity - O curso aborda o conhecimento básico e as qualificações profissionais essenciais para todas as áreas da segurança cibernética, como segurança da informação, sistemas de segurança, segurança de rede, ética e legislação e técnicas de defesa e mitigação utilizadas na proteção de empresas
O curso tem duração de 70 h podendo chegar a 195 h com as certificações adicionais. O Curso Cisco é anual. Ele é oferecido de modo híbrido conjugando atividades gravadas, pelo Google Meet e presenciais. Predominam as atividades remotas. Os encontros pelo Meet ou Presenciais são apresentados pelo docente no cronograma do curso.
PROFESSOR: ARTUR
SEXTA-FEIRA • DAS 20h15 ÀS 22h15
Você já imaginou como seria organizar sua rotina, seus documentos, reuniões e compromissos com apenas alguns cliques, usando ferramentas gratuitas e acessíveis? Pensando em promover a autonomia digital da população adulta de São Caetano do Sul, a EMNOVA – Escola Municipal de Novas Tecnologias – abre as portas para o curso “Introdução às Ferramentas Google”, uma jornada prática e acolhedora rumo ao domínio das tecnologias do cotidiano. Com linguagem simples, atividades guiadas e acompanhamento de educadores experientes, o curso convida munícipes a descobrirem como o Gmail, Google Drive, Docs, Planilhas, Slides, Agenda, Meet e Forms podem facilitar a vida pessoal, profissional e familiar, seja para mandar um e-mail com segurança, guardar arquivos na nuvem ou até mesmo participar de reuniões online. Em um ambiente que respeita o tempo de cada aprendiz e valoriza cada conquista, essa formação gratuita é mais do que um curso: é um convite para entrar com confiança no mundo digital. Ao final, os participantes recebem certificado e saem preparados para usar a tecnologia como aliada em seu dia a dia.
PÚBLICO ALVO: Munícipes maiores de 17 anos que desejam aprender a usar a tecnologia como aliada em sua rotina diária.
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
TERÇA-FEIRA • DAS 20h15 ÀS 22h15
Capacitar os participantes para utilizar o Google Planilhas (Google Sheets) em nível intermediário-profissional, com domínio de fórmulas, funções, automações e recursos de análise de dados, aplicando conhecimentos em rotinas administrativas, financeiras, educacionais ou comerciais.
PÚBLICO ALVO: Munícipes maiores de 17 anos que desejam aprender a usar a tecnologia para organizar a vida escolar, projetos pessoais e dar os primeiros passos em habilidades digitais valorizadas no mercado.
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
QUARTA-FEIRA • DAS 20h15 ÀS 22h15
Imagine um mundo onde seus documentos, planilhas e apresentações estão sempre à mão, em qualquer lugar e dispositivo. Neste curso, você embarcará em uma jornada pelo universo do Google Workspace, aprendendo a dominar as ferramentas que transformarão sua forma de trabalhar. Você explorará o Google Drive para organizar seus arquivos, o Google Docs para criar textos impecáveis e o Google Planilha para analisar dados de forma eficiente. Prepare-se para turbinar sua produtividade e colaboração, e descubra como essas ferramentas podem impulsionar seus projetos!
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
QUINTA-FEIRA • DAS 18h40 ÀS 20h40
Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.
Conteúdo Programático:
Conceitos básicos de computação.
Conceitos de Sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Apanhado geral sobre as linguagens de programação de aplicativos móveis, tanto para aplicações nativas como híbridas.
Conceitos básicos de programação.
Introdução às estruturas básicas de programação.
Introdução ao Framework React Native.
Ambiente de desenvolvimento.
Introdução ao básico da Linguagem ECMAScript.
Componentes padrão para interface gráfica com o usuário.
Controle de propriedades.
Interação com o usuário através de componentes e ações.
Renderização condicional.
Conceitos de Flexbox.
Navegação com abas e telas.
Conceitos de Hooks e Context API.
Uso de rotas e parâmetros.
Desenvolvimento multicamadas.
Integração com Backend. Consumo de APIs REST.
Utilização de Bancos de Dados relacionais e NoSQL.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
QUINTA-FEIRA • DAS 15h30 ÀS 17h30
SEXTA-FEIRA • DAS 10h ÀS 12h
O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.
Conteúdo Programático:
1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.
2. Code.org - Hora do Código.
3. Workshop de Scratch - Criação de animações.
4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.
5. Utilização de variáveis de memória.
6. Entrada e saída via console.
7. Desvios condicionais.
8. Laços de repetição
9. Objeto Array.
10. Elemento Canvas – HTML5.
11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.
12. Animação de Sprites.
13. Manipulação de Eventos.
14. Detecção de Colisões.
15. Sons e Música de Fundo.
16. Etapas na Programação de um Jogo.
17. Exemplo de Jogo.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
SEXTA-FEIRA • DAS 13h30 ÀS 15h30