MAIORES DE 17 ANOS
INSCRIÇÕES 2º SEMESTRE 2024
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL
30A - ARDUÍNO BÁSICO ADULTO
SEGUNDA-FEIRA • DAS 20H10 ÀS 22h10
Arduino é um conjunto de peças e programas que permite trabalhar com a Robótica e Automação de forma bem simples. É possível aprender a lógica de programação e os comandos necessários para que o Arduino execute o que lhe foi indicado. A plataforma Arduino é aberta, o que significa que seus recursos de montagem e programação são livres de pagamento. Neste curso básico aprendemos os primeiros passos na programação e na construção de diversos objetos.
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: Rua Tapajós, 300 - Barcelona
32A - ARDUÍNO AVANÇADO ADULTO
TERÇA-FEIRA • DAS 20H10 ÀS 22h10
Programação em linha de comando. Interface de desenvolvimento do usuário (IDE). Comandos de controle e repetição. Sensor de temperatura. Sensor de inclinação. Sensor de presença. Sensor ultrassônico. Servo motores.
Objetivos:
- Compreender e aplicar a lógica de programação da plataforma Arduino;
- Desenvolver e testar programas com componentes eletrônicos diversos (sensores e atuadores);
- Prever e alterar o funcionamento de montagens eletrônicas.
Conteúdo programático:
- Tinkercad
- Arduino UNO
- Sensor de temperatura
- Sensor de inclinação
- Sensor de presença
- Sensor ultrassônico
- Display LCD
- Servo Motor
- Programação em linha de comando
Pré-requisitos e condições tecnológicas:
- Fluência em navegação na internet. Uso básico de editor de texto e apresentação de slides. Uso do e-mail;
- Ter participado e alcançado aprovação no curso Arduino Básico (obrigatório).
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: Rua Tapajós, 300 - Barcelona
31A - ACADEMIA CISCO
SEXTA-FEIRA • DAS 20h10 ÀS 22h10
Apresentação de todos os cursos que compõem o módulo 1 e módulo 2.
Introdução ao Cybersecurity - Explora tendências digitais, ameaças digitais e como se manter seguro no espaço digital, além de como proteger dados pessoais e corporativos. Saiba como proteger seus dados pessoais e sua privacidade online e nas redes sociais, e por que cada vez mais os empregos em TI exigem atenção e entendimento sobre a segurança digital.
Packet Tracer - Este conteúdo foi desenvolvido para que novos usuários do Packet Tracer (ferramenta de simulação de ambientes de redes de computadores) possam estudar por conta própria e conhecer a ferramenta usada em muitos cursos da Networking Academy. Os recursos do Packet Tracer estão disponíveis para desktop e dispositivos móveis (Android e iOS). O Cisco Packet Tracer é uma ferramenta eficaz e envolvente de aprendizagem de redes de computadores.
ITE - O IT Essentials abrange as habilidades fundamentais sobre computadores e carreiras para trabalhos que não exigem experiência na área de TI. Os alunos aplicam as habilidades adquiridas e os procedimentos aprendidos para instalar, configurar e solucionar problemas em computadores, dispositivos móveis e software.
Networking Essentials - O Networking Essentials aborda as redes com as quais os alunos poderão se deparar em suas atividades diárias, inclusive redes para escritórios residenciais e de pequeno porte (SOHO). Este curso ensina as qualificações profissionais necessárias para obter uma colocação de nível básico como instalador de redes para escritórios residenciais e de pequeno porte. Ele também ajuda o aluno a desenvolver algumas das habilidades necessárias para tornar-se técnico de rede, instalador de cabos e técnico de help desk.
Cybersecurity - O curso aborda o conhecimento básico e as qualificações profissionais essenciais para todas as áreas da segurança cibernética, como segurança da informação, sistemas de segurança, segurança de rede, ética e legislação e técnicas de defesa e mitigação utilizadas na proteção de empresas
O curso tem duração de 70 h podendo chegar a 195 h com as certificações adicionais. O Curso Cisco é anual. Ele é oferecido de modo híbrido conjugando atividades gravadas, pelo Google Meet e presenciais. Predominam as atividades remotas. Os encontros pelo Meet ou Presenciais são apresentados pelo docente no cronograma do curso.
PROFESSOR: ARTUR
LOCAL: Rua Tapajós, 300 - Barcelona
58A - INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
QUINTA-FEIRA • DAS 13h ÀS 15h
O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.
Conteúdo Programático:
1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.
2. Code.org - Hora do Código.
3. Workshop de Scratch - Criação de animações.
4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.
5. Utilização de variáveis de memória.
6. Entrada e saída via console.
7. Desvios condicionais.
8. Laços de repetição
9. Objeto Array.
10. Elemento Canvas – HTML5.
11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.
12. Animação de Sprites.
13. Manipulação de Eventos.
14. Detecção de Colisões.
15. Sons e Música de Fundo.
16. Etapas na Programação de um Jogo.
17. Exemplo de Jogo.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
58B - INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM HTML 5 CANVAS E JAVASCRIPT (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
QUINTA-FEIRA • DAS 18h40 ÀS 20h40
O objetivo principal deste curso é introduzir os alunos aos fundamentos da programação de computadores e a base do desenvolvimento de jogos digitais utilizando tecnologias acessíveis e amplamente utilizadas na web, como o HTML5 Canvas e JavaScript, dando os primeiros passos na área de desenvolvimento de jogos e abrindo portas para a exploração de ferramentas e tecnologias mais avançadas.
Conteúdo Programático:
1. Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar computadores.
2. Code.org - Hora do Código.
3. Workshop de Scratch - Criação de animações.
4. Introdução à Linguagem de Programação JavaScript.
5. Utilização de variáveis de memória.
6. Entrada e saída via console.
7. Desvios condicionais.
8. Laços de repetição
9. Objeto Array.
10. Elemento Canvas – HTML5.
11. Sprite, SpriteSheet e Clipping.
12. Animação de Sprites.
13. Manipulação de Eventos.
14. Detecção de Colisões.
15. Sons e Música de Fundo.
16. Etapas na Programação de um Jogo.
17. Exemplo de Jogo.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
59A - CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
QUINTA-FEIRA • DAS 15h20 ÀS 17h20
Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.
Conteúdo Programático:
Conceitos básicos de computação.
Conceitos de Sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Apanhado geral sobre as linguagens de programação de aplicativos móveis, tanto para aplicações nativas como híbridas.
Conceitos básicos de programação.
Introdução às estruturas básicas de programação.
Introdução ao Framework React Native.
Ambiente de desenvolvimento.
Introdução ao básico da Linguagem ECMAScript.
Componentes padrão para interface gráfica com o usuário.
Controle de propriedades.
Interação com o usuário através de componentes e ações.
Renderização condicional.
Conceitos de Flexbox.
Navegação com abas e telas.
Conceitos de Hooks e Context API.
Uso de rotas e parâmetros.
Desenvolvimento multicamadas.
Integração com Backend. Consumo de APIs REST.
Utilização de Bancos de Dados relacionais e NoSQL.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona
59B - CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM REACT NATIVE (PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES)
SEXTA-FEIRA • DAS 10h ÀS 12h
Este curso tem como objetivos: Fornecer aos alunos uma base de programação de computadores. Capacitar os alunos a desenvolver aplicativos móveis com recursos básicos, utilizando o framework React Native. Criar aplicativos que rodam tanto em dispositivos iOS quanto Android, utilizando uma única base de código. Criar interfaces que se integram com as plataformas iOS e Android, utilizando os componentes nativos de cada sistema. Aprender a implementar funcionalidades como navegação, formulários, listas, mapas e integração com APIs.
Conteúdo Programático:
Conceitos básicos de computação.
Conceitos de Sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Apanhado geral sobre as linguagens de programação de aplicativos móveis, tanto para aplicações nativas como híbridas.
Conceitos básicos de programação.
Introdução às estruturas básicas de programação.
Introdução ao Framework React Native.
Ambiente de desenvolvimento.
Introdução ao básico da Linguagem ECMAScript.
Componentes padrão para interface gráfica com o usuário.
Controle de propriedades.
Interação com o usuário através de componentes e ações.
Renderização condicional.
Conceitos de Flexbox.
Navegação com abas e telas.
Conceitos de Hooks e Context API.
Uso de rotas e parâmetros.
Desenvolvimento multicamadas.
Integração com Backend. Consumo de APIs REST.
Utilização de Bancos de Dados relacionais e NoSQL.
PROFESSOR: MARCOS
LOCAL: EMNOVA - Rua Tapajós, 300 - Barcelona